No dia 28 de março os Conselhos Fiscal e Deliberativo se reuniram para analisar o fechamento contábil referente a 2023. A reunião aconteceu na sede da Fundação, com participação híbrida, uma vez que houve também participação via videoconferência.
O Conselho Fiscal, que realizou a primeira reunião, aprovou por unanimidade e sem ressalvas as contas do ano passado. A apresentação dos documentos financeiros foi feita pelo Diretor Presidente, Adir Oliveira, que destacou os bons resultados de 2023.
LEIA AQUI SOBRE OS NÚMEROS DE 2023
Após a reunião dos conselheiros fiscais, iniciou a reunião do Conselho Deliberativo, aberta pela exposição do Diretor de Seguridade, Fernando Barros, que demonstrou todos os dados referentes à seguridade, destacando que a Fundação já pagou mais de R$ 150 milhões em benefícios. Ele destacou ainda que até março/2024 já foram pagos mais de R$ 5 milhões em benefícios.O Diretor ainda apresentou os dados do Relatório Atuarial, realizado por consultoria externa.
O Conselho Deliberativo, também por unanimidade, aprovou as contas de 2023.
Um dos temas mais aprofundados foi o equacionamento do déficit de 2022 que, com a recente aprovação pelo Conselho de Administração da CASAN, deve começar a ser aplicado em abril do ano corrente, conforme determina a legislação.
LEIA AQUI SOBRE O DÉFICIT ATUARIAL DA CASANPREV
Adir Oliveira, que apresentou os números financeiros, destacou a dificuldade que a CASANPREV, assim como todo o setor de previdência complementar, tem enfrentado para cumprir a meta atuarial por conta da instabilidade do mercado financeiro.