A CASANPREV atingiu a rentabilidade de 9,27% em 2023 e superou a meta atuarial (INPC+4,86%) que ficou em 8,75%. O Bom resultado quebra o ciclo iniciado em 2020 (durante a pandemia) em que a rentabilidade não atingiu a meta por três anos.
A rentabilidade positiva foi obtida num cenário econômico ainda conturbado. Se por um lado as atividades econômicas foram retomadas no pós-covid, ainda restaram eventos desestabilizadores. Além da volatilidade do mercado ao longo do ano, eventos como a quebra dos bancos americanos First Republic Bank, Signature Bank e Silicon Valley Bank (SVB), o banco Credit Suisse na Suíça, a guerra da Ucrânia e o conflito entre Israel e Palestina, contribuíram para ditar o preço dos ativos no mercado financeiro global.
A Política de Investimentos da CASANPREV é focada no longo prazo, como requer a visão previdenciária. O objetivo é sempre obter a maior rentabilidade com menor exposição a riscos. A meta atuarial é o grande referencial, pois é a rentabilidade necessária para que a reserva previdenciária evolua de forma proporcional aos compromissos futuros, como aposentadorias que serão pagas daqui a décadas.
Historicamente o desempenho da entidade tem sido positivo e mesmo nos três anos de dificuldades impostas pela recessão mundial, obteve resultados melhores que a maioria das entidades do setor previdenciário.
Os investimentos são feitos especialmente em títulos de renda fixa, que concentram 72% da carteira de investimentos. Esta opção por segurança faz com que outras modalidades com renda fixa, investimentos estruturados, em imóveis e no exterior variem entre 6% e 7% da carteira. Assim como os recursos destinados aos empréstimos aos participantes, que somam 7% do total.
Muito bom só esperamos que olhem com carinho para com o nosso plano de saúde unimed.que não sai do papel a muitos anos!
Eo sus não existe está uma calamidade por favor reativem.e um de socorro…..obrigado.
Foram anos difíceis, espero que consigamos superar nos próximos conseguindo ótimas aplicações e reduzindo custos.