Atenção para as despesas do início de ano

Todo começo de ano é igual para muitas famílias brasileiras: um grande número de dívidas do final do ano anterior soma-se às contas e despesas típicas dos primeiros meses do ano. Material escolar (para quem tem filhos), IPVA e IPTU são as principais “dores de cabeça” do brasileiro nessa época. Saiba qual a melhor forma de se livrar dessas dívidas.
É mais vantagem pagar as dívidas do final de ano ou as contas do começo?
Priorize o pagamento das dívidas antigas. Geralmente elas tem mais juros – por exemplo, as do cartão de crédito. Para quem pretende atrasar o pagamento das despesas, a dica é tentar renegociar ou atrasar aquela que acarretar menos problemas. No caso dos impostos, a inadimplência traz vários problemas legais. O ideal é priorizar as despesas mais pesadas e com mais juros, mas renegociar tudo para não ficar pagando juros e “empurrando” a dívida.
É melhor pagar o IPVA à vista ou a prazo?
Prefira sempre pagar à vista. Mas se você está com dívidas neste começo de ano, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA) é uma das contas que podem ser deixadas para pagar a prazo.
Alguns especialistas, aliás, acreditam que não vale a pena ficar com o bolso apertado para pagar o imposto de uma só vez se o desconto para o pagamento à vista (oferecido por alguns estados) não for maior que 8%. Se você não tiver dinheiro para pagar nem a primeira parcela, alguns bancos oferecem linhas de crédito para o pagamento desses impostos.
É melhor pagar o IPTU à vista ou a prazo?
Assim como o IPVA, o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) depende da cidade onde o imóvel está localizado e é calculado sobre o valor da propriedade. Por ser, geralmente, um valor pequeno, vale mais a pena pagar à vista, com desconto.
O pagamento pode ainda ser efetuado em até dez prestações iguais, mensais, com vencimento sempre no mesmo dia de cada mês. Após o vencimento da parcela, o valor é acrescido de multa de 0,33% ao dia, limitada a 20%.
E o material escolar dos filhos, devo pagar à vista?
Geralmente não é possível parcelar a matrícula de escolas, mas o material escolar, sim. Neste caso, compre todos os materiais na mesma loja. Você pagará um pouco mais caro, mas conseguirá condições melhores de parcelamento. Se você tiver dinheiro para pagar à vista, a dica é fazer uma pesquisa em várias lojas e comprar os itens em lugares diferentes, com preços menores.
Algumas escolas exigem que o material escolar seja comprado no próprio estabelecimento ou em alguma loja específica. Na prática, essa exigência não tem valor. De acordo com o Procon, é obrigação da escola fornecer a lista de material para os pais comprarem em qualquer lugar.
Qual a dica de economia para que o sufoco dessa época não se repita no próximo ano?
Todo começo de ano traz as mesmas despesas. Se o aperto no ano que vem já é previsto, por que não se preparar? Faça um planejamento: poupe dinheiro ao longo do ano para este momento e reserve o 13º salário para o pagamento de algumas despesas.
www.aescolhacerta.com.br

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas