7º Encontro dos Aposentados da CASANPREV foi um sucesso

0
150
Evento aconteceu no Sesi Cacupé, em Florianópolis.

O 7º Encontro dos Aposentados da CASANPREV, realizado dia 10 de maio, foi um grande sucesso. Cerca de 180 pessoas estiveram presentes ao evento que, ao mesmo tempo que é uma celebração e reencontro, é um momento de afirmação da transparência de gestão da entidade.

O Encontro aconteceu em Florianópolis, no SESC Cacupé. Após um café de boas vindas, os participantes foram recebidos pelos diretores da CASANPREV, Adir Oliveira e Fernando Barros, antes do início das palestras.

Educação Financeira

A primeira palestra foi sobre Educação Financeira. O educador financeiro Israel Oreano, que é administrador e com várias pós-graduações na área de finanças pessoais, já foi consultor do SEBRAE e atualmente é professor na UDESC onde atua no Programa de Orientação para Aposentadoria.

Professor Israel Oreano falou sobre hábitos financeiros.

O palestrante discorreu sobre o desenvolvimento de hábitos na gestão financeira. Segundo ele, a falta de educação financeira provoca um endividamento e descontrole do orçamento pessoal ou familiar. Ele apresentou uma pesquisa segundo a qual 56% dos brasileiros não fazem orçamento pessoal e doméstico, 78% têm dívidas a vencer e 50% sentem que gastaram mais do que ganharam.

Oreano afirma que a tendência de gastar mais do que se ganha se deve à sensação de prazer que o consumo proporciona. Com isso o desafio é conhecer as emoções de forma a poder colocar a razão acima dos impulsos.

O professor defendeu que a organização do orçamento deve contemplar a proporção 50/30/20: onde 50% são as despesas essenciais (moradia, plano de saúde, alimentação,etc), 30% são as despesas não essenciais (lazer, diversão, etc) e 20% independência financeira, com recursos destinados a investimentos e reservas.

Ele finalizou com dicas práticas como procurar bancos e serviços financeiros que não cobrem tarifas, sempre ter uma reserva de emergência e preferir investimentos mais rentáveis que a caderneta de poupança, como Tesouro Direto e Fundos Imobiliários.

Veja em vídeo alguns momentos do Encontro

Conceitos de Previdência Complementar

A segunda palestra trouxe os principais conceitos sobre Previdência Complementar. A responsável foi a Consultora Previdenciária e Atuarial Karen Tressino, sócia da Lumens Atuarial, empresa de consultoria responsável pelas avaliações atuariais da CASANPREV.

Atuária Karen Tressino falou sobre os conceitos de previdência.

Ela dividiu sua apresentação entre conceitos, legislação e cases. Entre os conceitos destacou o de plano vitalício, caracterizado pelo mutualismo. Karen explicou que o patrimônio dos fundos de pensão é composto por contribuições (dos participantes e da patrocinadora) e pela rentabilidade dos investimentos.

A oradora explicou as principais variáveis atuariais, como a longevidade, a composição dos grupos familiares, as taxas de juros, entre outras. Com isso demonstrou os riscos atuariais mais comuns e os casos em que acontecem desequilíbrios e déficits atuariais.

Didaticamente, ela demonstrou as situações em que há equilíbrio ou déficit, avançando para apresentar as regras legais – leis, normas e portarias – que regem o setor previdenciário.

A atuária explicou que todos os procedimentos e protocolos para o equacionamento de déficits técnicos  são rigorosamente pautados na legislação e normas específicas que regulamentam os Planos de Previdência Complementar. Esclareceu ainda a situação da CASANPREV  e a necessidade de equacionamento do déficit técnico acumulado no período da pandemia de Covid-19 (leia mais sobre o equacionamento aqui), destacando o seu caráter conjuntural. 

Para finalizar, Karen demonstrou a situação geral das entidades previdenciárias, demonstrando que a CASANPREV  está entre as entidades com menor déficit técnico e foi uma das últimas a entrar nessa condição.

Números previdenciários

Logo mais o Diretor de Seguridade da CASANPREV, Fernando Barros, apresentou os principais números previdenciários da entidade, com foco na demonstração de como foi calculado o déficit técnico atuarial e como foi elaborada a proposta de equacionamento.

Fernando Barros, Diretor de Seguridade.

O Diretor demonstrou toda a evolução histórica das premissas atuariais – biométricas e econômicas –  adotadas pela CASANPREV, sempre na perspectiva de ter uma entidade sólida e capaz de cumprir seus compromissos no longo prazo. 

Fernando Barros destacou que desde 2013 a Fundação já pagou mais de R$ 157 milhões em benefícios de aposentadorias e pensões, sempre rigorosamente em dia.

Na conclusão, o diretor demonstrou que os bons resultados de 2023 já reduziram o déficit da entidade, inclusive com a perspectiva de, mais adiante, reduzir a contribuição extraordinária.

Resultados e investimentos

Na sua apresentação, o Diretor Presidente Adir Oliveira demonstrou como ter um plano na CASANPREV é um bom negócio. Para isso fez projeções comparativas dos recursos aportados nas contribuições e o que será resgatado na forma de benefícios, “valores maiores do que qualquer outro investimento”.

Adir Oliveira, Diretopr Presidente.

Adir detalhou os investimentos da entidade e seu histórico de rentabilidade, inclusive comparando com outras entidades semelhantes. Foi enfático ao mostrar que a CASANPREV tem plena saúde financeira e capacidade total de cumprir seus compromissos previdenciários.

O diretor ainda apresentou a situação de outras entidades previdenciárias de empresas da área de água e saneamento, evidenciando que a CASANPREV é saudável, tem liquidez e confiabilidade.

Conselheiros

Na sequência os participantes do Encontro ouviram as manifestações dos Conselheiros Deliberativos Sérgio Murilo Romariz, indicado Patrocinadora e

Luiz Alberto Carone Guedert, eleito Assistidos.

Ambos ressaltaram a importância das estruturas de governança da CASANPREV e a transparência da gestão e dos processos na organização.

Sorteios e humor

Ao fim das palestras, houve sorteios de kits de brindes, guarda-chuvas e de uma TV 42 polegadas.

Irmãos Miranda fizeram sohow de stand up.

Logo mais a atração de encerramento foi a apresentação de stand up dos Irmãos Miranda, humoristas com mais de 300 mil seguidores no Instagram, que se notabilizaram por fazer dublagens de filmes famosos com sotaque manezinho (veja dublagens feitas para a CASANPREV).

Os Irmãos Mirada brindaram o público com redublagens, paródias e brincadeiras que envolveram o público.

O evento foi finalizado com um almoço de confraternização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui