CASANPREV faz apresentação para sindicatos

0
1245

No dia quatro de maio a CASANPREV fez uma apresentação para dirigentes dos sindicatos que representam trabalhadores da Casan. Estiveram presentes as entidades dos Engenheiros, Técnicos, Economistas e Secretárias. “Queremos sempre ter uma conversa mais próxima com as representações, promover transparência, mostrar nossos números e falar da saúde da Fundação”, falou Adir Oliveira, Diretor Presidente da CASANPREV na abertura do encontro.

O Diretor de Seguridade, Fernando Barros, fez uma exposição técnica sobre as premissas atuariais da Fundação, demonstrando as variáveis técnicas adotadas nos cálculos previdenciários. Ele explicou que são adotadas tábuas de expectativa de vida, taxas de juros e estrutura padrão das famílias sempre de maneira conservador

Diretor Previdenciário Fernando Barros.

a. “Constantemente nós estamos cruzando nossas referências com a  realidade, para conferir se há correspondência entre a expectativa e o que acontece, trabalhamos sempre para que não haja diferença entre a reserva previdenciária que devemos ter e a demanda real”, discorreu.

Fernando enfatizou que nos últimos anos o setor previdenciário, assim como a  CASANPREV, tem tido dificuldades para rentabilizar o patrimônio na mesma medida da demanda atuarial. “Não estamos conseguindo obter resultados financeiros que acompanhem nossa meta atuarial, e isso gera um déficit técnico atuarial, uma diferença entre o que desejamos ter e o que realmente temos”. 

Foi explicado, também, que embora a CASANPREV contabilize um déficit técnico atuarial (diferença entre a reserva previdenciária desejada e a efetiva), ainda não há necessidade legal de equacionamento, que seria a cotização entre os participantes, assistidos e patrocinadora desses valores.

adir oliveira
Diretor Presidente, Adir Oliveira.

Apresentando indicadores da economia, Adir Oliveira, demonstrou as razões das dificuldades que os fundos de pensão têm para obter rentabilidade. “Atravessamos um cenário econômico instável e complexo, com poucas opções que equilibrem o risco e a rentabilidade. Mesmo obtendo rentabilidades boas com relação ao mercado e ao setor, ainda estamos aquém da nossa meta”, justificou.

Foi enfatizado que há poucos dias foi publicado o Relatório Anual de 2021 com todos os documentos e demonstrativos, além de constantemente a entidade publicar matérias que dão transparência a todo o processo de investimentos da Fundação.

Novo Plano

Os sindicalistas presentes demonstraram grande interesse pela apresentação relativa ao lançamento de um novo plano de previdência na modalidade contribuição definida. Foi explicado que a CASANPREV aguarda a aprovação do plano pelo Conselho de Administração da CASAN para encaminhamento final junto aos órgãos reguladores da Previdência Complementar.

Caixa de assistência

Outro tema que atrai a atenção dos sindicatos é a criação de uma Caixa de Assistência para criar e administrar um plano de saúde para a categoria e aposentados. A CASANPREV relatou que participou da comissão que estudou o tema e já encaminhou um relatório com parecer favorável à diretoria da empresa.

Os sindicatos têm gestionado para incluir o tema nos acordos coletivos de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui