Como declarar o Plano CASANPREV no Imposto de Renda

0
1393

declaracao imposto

Participantes Ativos 

Alguns Participantes têm procurado a CASANPREV para saber a forma correta de declarar seu Plano de Previdência no Imposto de Renda. É tudo muito simples, mas é preciso saber que para utilizar a dedução de até 12% da renda tributável é preciso utilizar o MODELO COMPLETO de declaração.

As contribuições à CASANPREV, que são indicadas no Informe de Rendimentos fornecido pela CASAN, devem ser informadas no Programa para Declaração de Imposto de Renda, fornecido pela Receita Federal do Brasil, na ficha “Pagamentos Efetuados” selecionando o código de acordo com o tipo de plano: “36 – Previdência Complementar” preenchendo com o valor informado pela CASAN conforme destaque abaixo:

Um erro comum na declaração é informar o saldo das contribuições vertidas ao Plano de Previdência Complementar como Bens e Direitos. Nesse caso, fique tranquilo: você não precisará informar o valor.

Aposentados e pensionistas

No caso dos Aposentados e Pensionistas, a questão é informar os rendimentos obtidos de acordo com o Informe de Rendimentos fornecido pela CASANPREV.

Dependendo do regime de tributação, idade ou isenção por moléstia grave, a informação dos valores dos benefícios vai nos campos correspondentes.

A imagem abaixo sinaliza os campos a serem inseridos na Declaração conforme cada situação:

A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União do dia 5 de abril de 2022, a Instrução Normativa nº 2.077, que prorroga para 31 de maio de 2022 o prazo final de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas. 

Fique atento ao novo prazo e conte com a CASANPREV para esclarecer suas dúvidas.

Contato: (48) 3028-7296

 

AQUI MATÉRIA SOBRE A DISPONIBILIDADE DOS INFORMES PARA A DECLARAÇÃO DE IR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui