Conselho Deliberativo encerra 2021 aprovando política de investimentos e premissas atuariais

0
780

No dia 17 de dezembro o Conselho Deliberativo da CASANPREV se reuniu de forma híbrida (um dos conselheiros teve participação remota) para avaliar as contas de 2021 e definir as premissas atuariais, a política de investimentos e o regulamento de empréstimos para 2022.

A primeira parte do encontro tratou das premissas atuariais que são um conjunto de variáveis  que considera dados socioeconômicos dos participantes, incluindo sua perspectiva de longevidade, além de dados da própria patrocinadora. O objetivo é dimensionar as necessidades que a Fundação terá no longo prazo, equilibrando as reservas que deve ter com os compromissos que terá nas próximas décadas.

fernando casanprev conselho
Diretor Fernando Barros falou sobre questões atuariais.

A avaliação apresentada pelo Diretor de Seguridade, Fernando Barros, é de manutenção das premissas atuais, baseadas nas tábuas de AT 2000 Básica F para homens e AT 2000 F Desagravada em 10% para mulheres.  Elas trabalham com expectativa de vida de 84 anos para homens e 86 anos para mulheres.

Outras componentes das variantes atuariais, como a taxa de juros, não foram alteradas, mantendo-se o índice de 4,86% como referência. Os testes de aderência demonstraram que as premissas atuariais e a taxa de juros atuais do Plano  são as que apresentaram menor desvio padrão comparativamente às outras hipóteses testadas. Portanto, de acordo com os estudos técnicos, as premissas atuais mostraram-se muito adequadas ao Plano CASANPREV.

O Conselho aprovou as premissas atuariais utilizadas para a medição das necessidades, obrigações e desempenho do Plano.

Financeiro

A definição da política de investimentos também foi baseada em estudos técnicos e, nas suas linhas gerais, mantém o mesmo direcionamento dos últimos anos. Foi bastante comentada a dificuldade de obter rentabilidade em um mercado com grande volatilidade no Brasil e no mundo. A proposta é manter a carteira de investimentos com as proporções semelhantes à situação de novembro de 2021, quando 60% dos investimentos estavam alocados em renda fixa (veja gráfico abaixo).

investimentos casanpre 2021

A apresentação detalhada dos estudos e do cenário econômico foi feita pelo Diretor Presidente Adir Oliveira.

Também foi apreciado e aprovado a proposta de orçamento para a Fundação em 2022, que também mantém as mesmas características dos últimos anos.

Empréstimos

A carteira de empréstimos aos participantes também foi discutida. Hoje os valores emprestados correspondem a 7,10% do Patrimônio do Plano, cerca de R$ 23,1 milhões.

adir casanprev conselho
Diretor Adir Oliveira apresentou dados de investimentos.

As condições oferecidas são indiscutivelmente melhores do que as oferecidas por bancos e financeiras, mas devem preservar sempre de ser um serviço de apoio aos participantes e não uma linha de consumo que, ao invés de auxiliar em situações excepcionais, cause endividamento.

Nessa perspectiva, o Conselho resolveu manter o limite de R$ 95 mil para os empréstimos, mas retornar ao prazo máximo de 72 meses e o limite de repactuação para 25% do prazo total.

Durante a pandemia houve uma flexibilização do prazo de repactuação, que ficou igual a zero, e o prazo máximo para pagamento que ficou em 96 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui