Covid-19: SC teve aumento de 230% na primeira semana do ano

0
557

Na primeira semana do ano, 10.376 pessoas foram contaminadas com Covid-19 em Santa Catarina. Um aumento de 230% ou uma média de 1.482 pessoas por dia. Na última semanas de dezembro a média era de 333 contaminações por dia. Os dados são do NECAT/UFSC – Núcleo de Economia Catarinense  que desde o início da pandemia o produziu análises semanais da evolução da COVID-19 no estado de Santa Catarina,  com base em números oficiais do governo do Estado.

omicron casanprev
Vacina ainda é a forma mais eficiente de proteger-se do vídeo e suas variantes.

Uma nota lançada por várias entidades nacionais de planos de saúde revela que levantamento da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) com 33 hospitais revelou que 88% registraram aumento de casos positivos de Covid-19 e de Influenza em suas instituições na primeira semana de janeiro.

O aumento no número de casos de Covid-19 foi, em média, de 655% desde dezembro de 2021, sendo que algumas instituições relataram aumentos maiores que 1000%. Já o crescimento no número de casos de Influenza foi, em média, de 270%.

VEJA ÍNTEGRA DO BOLETIM NECAT/UFSC

Com este aumento de casos as unidades de atendimento de hospitais e postos de saúde chegaram a ficar lotadas, com grandes filas para atendimento. Agrava a situação a ocorrência de muitos casos de gripe (influenza H1N1 e H3N2) que congestiona ainda mais os locais de atendimento.

Redobrar cuidados

Diante dessa situação a CASANPREV alerta todos os participantes e assistidos e seus familiares para que redobrem os cuidados para evitar contaminação por gripe e Covid-19. O uso de máscaras, o distanciamento social, a higienização das mãos com álcool gel continuam sendo as melhores providências, junto com a vacinação.

Mais importante que tudo é ter completado o ciclo de vacinação com as duas doses (ou a dose única, se for o caso) e a dose de reforço, em todos os casos.

Espera-se para as próximas semanas a liberação da vacinação para crianças a partir de 5 anos de idade. Além da segurança das crianças em si, a vacinação desta faixa representa um avanço na imunização coletiva. Não deixe de vacinar com ciclo completo seus filhos e netos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui