No dia 20 de março a CASANPREV completa 13 anos de existência. Nesta pequena história há muito o que comemorar, pois ganhou maturidade para exercer plenamente a sua função essencial de prover aposentadorias e pensões, auxiliando em uma vida pós carreira mais tranquila e confortável.
A história começou em 2008 com um patrimônio de R$ 1,7 milhão e o desafio de construir uma Entidade de Previdência Complementar que tivesse credibilidade e fosse sólida para garantir seus objetivos.
O patrimônio que hoje chega a R$ 322 milhões foi se consolidando a partir das contribuições dos Participantes, de aportes da Patrocinadora CASAN e da rentabilidade do próprio patrimônio aplicado no mercado financeiro.
Pagamentos
Com apenas 5 anos de vida da Fundação foi iniciada a operação mais importante da Entidade: o pagamento de benefícios. No dia 6 de setembro de 2013, em solenidade na sede da CASAN, foi entregue o primeiro contracheque de benefício de aposentadoria. Adalberto Braglia Filho,que se afastou da empresa no PDVI, foi o beneficiário número um, o primeiro a receber a complementação de aposentadoria.
No final de 2013 já havia sido pago R$ 1,54 milhão a 172 Aposentados. Hoje a folha mensal de benefícios já ultrapassa R$ 1,48 milhão destinados a 709 Aposentados e 18 Pensionistas.
Pequena estrutura
Comparada com outras Entidades de Previdência Complementar a CASANPREV tem uma estrutura pequena. São apenas 6 Colaboradores e dois Diretores que colocam em movimento uma pequena estrutura que administra os investimentos, as folhas de pagamento e uma carteira de empréstimos que apoia os participantes, além de outras rotinas operacionais presentes no dia a dia da Fundação.
Tendo a austeridade como princípio administrativo, a gestão orientada pelo Conselho Deliberativo e acompanhada pelo Conselho Fiscal executa uma política de investimentos que busca rentabilidade compatível com a demanda de compromissos futuros, evitando ao máximo possível a exposição aos riscos característicos do mercado financeiro.
Comunicação e transparência
Uma marca da história da CASANPREV é a transparência. A Entidade vai bem além das exigências legais para manter os Participantes e Assistidos informados sobre tudo o que acontece na Fundação. O desempenho dos investimentos é divulgado mensalmente, além de relatórios, atas e balancetes.
O site da CASANPREV informa permanentemente junto com jornais impressos, vídeos e podcasts acessíveis a todos.
A pandemia de Covid-19 interrompeu temporariamente a prática de realização de reuniões presenciais em locais de trabalho para exposição de resultados e troca de informações junto aos Participantes.
Festa adiada
Tradicionalmente a comemoração do aniversário da Fundação acontece durante o Encontro dos Aposentados, que teria em 2020 sua sexta edição. Lamentavelmente ele também não acontecerá em 2021, pelas mesmas razões.
O que não falta, no entanto, são razões para comemorar uma história de sucesso que tem na condução democrática e transparente a base de uma Entidade que amadurece, se solidifica e cumpre sua função.
Parabéns, Participantes e Assistidos. O sucesso é de todos!