Se o mês de outubro tem a importante campanha de luta contra o câncer de mama, o Outubro Rosa, cujo foco está na realização da mamografia para identificar ou não a existência da doença, novembro é mês de outra ação igualmente importante. O Novembro Azul, campanha internacional de combate ao câncer de próstata, visa chamar atenção para a necessidade de realização do exame de toque. O diagnóstico do câncer de próstata, caso detecte a doença em seu estágio inicial, tem tratamento contínuo para que o paciente possa levar uma vida normal.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil. Focada especialmente na saúde do homem, o Novembro Azul precisa lidar com uma série de tabus na sociedade masculina: medo, receio e vergonha entre eles. A exemplo do Outubro Rosa no caso das mulheres, no Novembro Azul o foco é conscientizar o homem que o exame pode salvar vidas se diagnosticado precocemente. O exame de toque, junto com o PSA, deve ser feito anualmente, como rotina.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que os homens procurem, a partir dos 50 anos de idade, um urologista para uma avaliação individualizada. Caso possua histórico familiar devem procurar o especialista a partir dos 45 anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que a detecção precoce é destinada ao diagnóstico, caso haja sinais da doença, e o rastreamento (exames de rotina, como o toque retal e o PSA), para os casos em que não existem sinais ou sintomas.
Links úteis:
Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Novembro_Azul
Lado a lado pela vida: http://www.ladoaladopelavida.org.br/campanha/novembro-azul
Instituto Oncoguia: http://www.oncoguia.org.br/cancer-home/cancer-de-prostata/33/149/
Portal da Urologia: http://portaldaurologia.org.br/
Fonte: A Escolha Certa