Uso racional da água também é medida de economia

Sustentabilidade é algo sério. Muitas pessoas mostram preocupação sobre o tema, se dizem “alarmadas e inconformadas” com tudo isso. Mas a distância entre a indignação e a efetiva ação para mudar a situação atual ainda é muito grande. Pior ainda é o paradoxo das pessoas que contribuem para causas ambientalistas como WWF e Greenpeace e, no entanto, consomem de forma desenfreada. Pelas estimativas da própria World Wildlife Fund (WWF), caso toda a humanidade tivesse o padrão de consumo dos americanos, seriam necessários 4,5 planetas Terra para suprir as necessidades.

O uso da água, por exemplo, recurso ainda abundante no Brasil e, por isso, ainda barato e amplamente desperdiçado no dia-a-dia:

Tomar banhos mais rápidos já é uma maneira de economizar água, mas o ideal mesmo é fechar a torneira ao se ensaboar. Você pode dizer que no “inverno o frio é de lascar”, ou que o banho quente no final do dia é sua “sessão de relaxamento diário, seu spa pessoal”. Não se iluda, enfrente o frio e peça para seu companheiro ou companheira fazer uma massagem depois. O lucro? Um banho de 15 minutos com o chuveiro aberto consome 140 litros de água. Se você fechar o registro ao se ensaboar, o consumo cai para 40 litros, uma economia de 100 litros. No mês, 3.000 litros.

Lavar a calçada ou o quintal com água durante 15 minutos pode lhe custar quase 300 litros. Se esta atividade for semanal, no mês serão 1.200 litros pelo ralo. Ao invés disso utilize a boa e velha vassoura.

Escovar os dentes com a torneira aberta pode levar até 10 litros de água pelo cano da pia. Feche a torneira durante a escovação e economize até 9 litros. A mesma economia pode ser feita durante o barbear, ou lavando o rosto. No mês, dá para chegar em 350 litros de economia.

Não use a privada desnecessariamente, ou para jogar fora lixo ou outro objeto. Se você for reformar o seu banheiro, não se esqueça de optar pelos vasos sanitários com vasos acoplados, que são mais econômicos que as descargas normais. Atualmente já existem também vasos acoplados menores, que consomem 6 litros ou menos, ante os 15 litros dos vasos mais antigos. Mas se você conseguir economizar 1 descarga por dia, em um vaso de 15 litros, a economia mensal seria de 450 litros.

Somando todas as economias acima, chegamos a 5.000 litros de água por mês. O preço pago por metro cúbico (m3 ) de água (ou 1.000 litros) varia segundo vários fatores (cidade, bairro, quantidade consumida, etc.), mas para simplificar, considera-se que seja de R$ 2,00 por m3 . Além disso, há o custo do tratamento do esgoto, que geralmente é igual ao custo da água. Assim, estes 5.000 litros se transformam em uma economia mensal de R$ 20,00. Não parece muito, mas o mais importante é que você estará contribuindo com a natureza também, e isto não tem preço.

Você sabia que a produção de uma única calça jeans chega a usar mais de 10.000 litros de água, considerando todas as etapas de fabricação? Esse é só um exemplo do impacto no meio ambiente que a fabricação de um produto pode causar. Use-o para refletir sobre o impacto que todas as roupas que você já comprou causaram no mundo, sem contar no bolso…

Já pensou também no que você pode contribuir para o meio ambiente, para o seu bolso e até para a sua saúde com pequenas ações como:

– Consumir alimentos na quantidade necessária, evitando desperdícios;

– Deixar o carro em casa e caminhar em trajetos mais curtos, ou usar transporte público em trajetos mais longos;

– Comprar produtos apenas quando realmente for necessário e não para satisfazer seus “desejos”.

www.aescolhacerta.com.br

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas