Acidentes de trânsito causam prejuízo de R$ 12 milhões à Previdência

Um levantamento realizado pela Previdência Social revela que cerca de milhão de benefícios pagos pelo INSS são destinados a vítimas de acidentes de trânsito, o que representa uma despesa de mais de R$ 12 milhões aos cofres públicos.
De acordo com os dados da Seguradora Líder, empresa responsável pelo DPVAT, o número de pessoas com invalidez permanente, causada por acidentes de trânsito, passou de 33 mil para 352 mil, entre 2002 e 2012. O número de mortes, no mesmo período, saltou de 46 mil para 60 mil.
“A situação é preocupante, pois os números são elevados e crescentes. O benefício que gera maior despesa ao INSS é a aposentadoria por invalidez, pois é um benefício de longa duração pago, na maioria das vezes, a pessoas jovens”, afirma o secretario de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim. A maioria das vítimas tem entre 18 e 40 anos, ou seja, são pessoas que estão em idade ativa.
Ele acrescentou que é fundamental o investimento na reabilitação profissional para que o trabalhador possa voltar ao mercado de trabalho sem precisar se aposentar.
Infomoney

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas