Na primeira semana do ano, 10.376 pessoas foram contaminadas com Covid-19 em Santa Catarina. Um aumento de 230% ou uma média de 1.482 pessoas por dia. Na última semanas de dezembro a média era de 333 contaminações por dia. Os dados são do NECAT/UFSC – Núcleo de Economia Catarinense que desde o início da pandemia o produziu análises semanais da evolução da COVID-19 no estado de Santa Catarina, com base em números oficiais do governo do Estado.
Uma nota lançada por várias entidades nacionais de planos de saúde revela que levantamento da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) com 33 hospitais revelou que 88% registraram aumento de casos positivos de Covid-19 e de Influenza em suas instituições na primeira semana de janeiro.
O aumento no número de casos de Covid-19 foi, em média, de 655% desde dezembro de 2021, sendo que algumas instituições relataram aumentos maiores que 1000%. Já o crescimento no número de casos de Influenza foi, em média, de 270%.
VEJA ÍNTEGRA DO BOLETIM NECAT/UFSC
Com este aumento de casos as unidades de atendimento de hospitais e postos de saúde chegaram a ficar lotadas, com grandes filas para atendimento. Agrava a situação a ocorrência de muitos casos de gripe (influenza H1N1 e H3N2) que congestiona ainda mais os locais de atendimento.
Redobrar cuidados
Diante dessa situação a CASANPREV alerta todos os participantes e assistidos e seus familiares para que redobrem os cuidados para evitar contaminação por gripe e Covid-19. O uso de máscaras, o distanciamento social, a higienização das mãos com álcool gel continuam sendo as melhores providências, junto com a vacinação.
Mais importante que tudo é ter completado o ciclo de vacinação com as duas doses (ou a dose única, se for o caso) e a dose de reforço, em todos os casos.
Espera-se para as próximas semanas a liberação da vacinação para crianças a partir de 5 anos de idade. Além da segurança das crianças em si, a vacinação desta faixa representa um avanço na imunização coletiva. Não deixe de vacinar com ciclo completo seus filhos e netos!