13º benefício será pago dia 25. O que fazer com ele?

A CASANPREV vai pagar no dia 25 de novembro a 13ª parcela do benefícios de Aposentadoria e Pensões. A Fundação honra os seus compromissos com os seus aposentados e pensionistas cumprindo o calendário de pagamento de benefícios anualmente divulgado. Tem sido assim, religiosamente, desde o primeiro assistido da CASANPREV em 2013.

Mas em tempo de crise, o que fazer com o 13º? Por menor que seja, é uma renda a mais, um reforço no orçamento que pode ser usado de muitas formas.

Vamos, então a algumas dicas e prioridade para utilizar seu dinheiro extra:

Elimine dívidas e compromissos

A prioridade deve ser sempre resolver dívidas e compromissos pendentes. Especialmente se eles envolverem juros e outros taxas. Na maioria das vezes se consegue algum desconto ou, na pior das hipóteses, fecha a torneira dos números que fazem a dívida aumentar.

Além de desviar dos juros e outros ônus, sanear as finanças faz bem à saúde, pois reduz o estresse e a sensação desconfortável de carregar pendências.

Fazer reserva

Se as suas finanças estão equilibradas mas você ainda não tem uma reserva de emergência, usar o 13º para uma reserva de emergência é uma boa ideia. Aí é só escolher a melhor maneira de guardar o dinheiro, de preferência de forma que renda um pouco. Aí aplicações como Tesouro Direto e Fundos de Renda Fixa são opções que asseguram liquidez (dá para sacar a qualquer momento) e, pelo menos, o acompanhamento da inflação.

Bens duráveis

Mas se você não tem dívidas e já tem um dinheirinho guardado para emergências, parabéns. Uma boa ideia, então é usar seu dinheiro extra para adquirir bens duráveis. Pode ser eletrodoméstico, aquela TV grandona, uma força para trocar o carro, aquela reforminha na casa que está esperando. O importante é que sejam bens que lhe dêem retorno e satisfação pelo uso e pela durabilidade. Assim seu dinheiro não vai sumir e você vai poder usufruir indiretamente por muito tempo.

Divirta-se

Em todas as hipóteses, faça o possível para separar uma partezinha para curtir as festa de final de ano com a família e os amigos. Lembre-se que a vida é feita de bons momentos e eles não precisam estar associados ao consumo. Nas festas celebre a sua vida que a intensidade da alegria não se mede pela quantidade de presentes ou pela quantidade de dinheiro que se gastou. Felicidade é usufruir da vida com quem a gente gosta, sem apegos materiais nem pressões de consumo.

Gaste só o necessário, mas não deixe de aproveitar a vida!

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas