Reforma: emenda reduz o mínimo para 60 anos e altera outros pontos da proposta

Uma emenda à reforma da Previdência pretende flexibilizar o texto apresentado ao final do ano passado pelo governo Temer, de acordo com a agência O Globo. Novas regras diminuiriam a idade mínima para 60 anos, ante 65, além de permitir pagamento integral das pensões e alterar radicalmente a regra de transição.

Nesta alteração, a idade mínima passaria a ser de 58 anos para mulheres e 60 para homens, embora Temer tenha dito recentemente à mídia que a idade mínima era um ponto que não seria alterado na reforma. Também é previsto no texto que pensões para viúvas podem ser pagas em 100% independentemente do número de filhos, desde que o total não ultrapasse o teto do INSS. Pela regra divulgada em dezembro, o valor mínimo previsto seria de 60%.

Para a regra de transição, que originalmente prevê um pedágio de 50% a mais em tempo de contribuição para homens acima de 50 anos e mulheres acima de 45, o novo texto sugere apenas 30% sobre a idade ou tempo de contribuição – priorizando o que for melhor para o trabalhador.

Estes três pontos estão entre os mais criticados por representantes de sindicatos, que acreditam que o estabelecimento de uma idade mínima pode prejudicar mais os trabalhadores com menos recursos, que começam a trabalhar mais cedo. O ponto das pensões também foi abordado por especialistas: José Roberto Savoia, professor da USP especializado em Previdência, defendeu justamente que fosse fiscalizado o limite do teto, em vez de diminuir os pagamentos indiscriminadamente.

De acordo com as informações obtidas pela agência, a proposta é encabeçada pelo deputado Paulo Pereira da Silva, do SD, e tem apoio de 19 nomes do PSD, PR, PP e PTB, além do PCdoB. Quase todos os partidos fazem parte da base de Temer no Congresso.

(Infomoney)

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas