Juros cobrados de consumidor têm a quinta alta consecutiva

Os juros cobrados de consumidores continuaram subindo em outubro e atingiram o maior patamar em 18 meses, refletindo a elevação da taxa básica Selic ao longo do ano. Foi a quinta alta mensal seguida. A taxa média de juros anual cobrada de pessoa física em operações com recursos livres, que não consideram financiamentos concedidos pelo BNDES, o crédito habitacional e o rural, ficou em 38,3%, com aumento de 1,1 ponto percentual em relação a setembro. É o maior patamar desde abril de 2012, quando a taxa estava em 39,44%.
A liberação de crédito para consumidores mostrou recuperação em outubro, após a queda de setembro causada pela greve dos bancários. O crescimento refletiu também o fato de outubro ter tido mais dias úteis. Segundo relatório do BC, o fluxo de empréstimos para consumidores cresceu 5,7% no mês passado, após recuar 3% no anterior. A alta de outubro foi puxada pelas operações de crédito pessoal (5,6%),cartão de crédito à vista (5,8%) e aquisição de veículos (14,2%). As concessões de crédito para empresas também cresceu no mês passado (3,8%).
Apesar da recuperação das liberações de empréstimos, no entanto, o crescimento do estoque total de crédito no país foi moderado em outubro, de apenas 0,5% ante setembro. Segundo o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, essa moderação é consequência natural do aumento dos juros, da forte expansão do crédito em anos recentes e do ritmo mais fraco de atividade econômica.

Endividamento

Refletindo o crescimento mais moderado do crédito, o endividamento das famílias vem apresentando estabilidade, após sucessivos recordes. O BC divulgou nesta quinta-feira (28) também que as dívidas dos brasileiros representavam 45,31% da sua renda anual em setembro, sendo que dois terços desse débito é financiamento imobiliário, crédito considerado de melhor qualidade, já que significa um investimento de longo prazo.
Todos os meses, os brasileiros gastam em média 21,45% de seus salários para pagar dívidas. Esse patamar também ficou estável na passagem de agosto para setembro.
Folha Economia

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas