Salário de 73% dos brasileiros termina antes do final do mês, aponta pesquisa

Sete em cada dez brasileiros ficam sem dinheiro antes do fim do mês. É o que mostra uma pesquisa feita pelo Ibope a pedido da Serasa Experian e do Instituto Geoc, especializado na gestão de cobranças.  Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (10) durante o 8ª Congresso Nacional de Crédito e Cobrança, em São Paulo. Foram entrevistadas 1.008 pessoas, entre 20 e 59 anos, em todo o país.

Segundo a pesquisa, 73% dos brasileiros ficam com a carteira vazia antes de o mês acabar.  Ainda assim, a maioria dos entrevistados declarou ter sentido uma melhora na vida financeira recentemente. Mais da metade, ou 52%, disseram que a situação melhorou nos últimos dois anos.  Para 44% dos entrevistados, a melhora na vida financeira foi motivada por uma promoção ou mudança no emprego; 10% disseram que ingressaram no mercado de trabalho.

Dívidas
A maioria dos brasileiros disse estar com os pagamentos em dia. Mas 23% dos entrevistados deixaram algum débito pendente no último mês. Entre os inadimplentes, 87% disseram que frequentemente chegam sem dinheiro no fim do mês. Metade dos inadimplentes entrevistados usa cheque especial, mas só 50% deles sabem qual o juro cobrado. Um terço dos entrevistados não sabe quanto deve e apenas 54% sabem qual a porcentagem da sua renda que está comprometida com dívidas, segundo a pesquisa.

Oito em cada dez entrevistados disseram que lançam mão de algum tipo de crédito. O cartão de crédito é o mais usado (54% dos entrevistados). Em média, cada consumidor tem 2,4 cartões de crédito. A maioria (58%) não paga a fatura integralmente no fim do mês. Ibope também perguntou aos entrevistados o que eles fazem para resolver o problema das dívidas. Segundo a pesquisa, 46% resolvem suas pendências financeiras renegociando valores e prazos.

UOL Economia

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas