Governo quer impedir eleição de diretores de entidades previdenciárias

O governo federal, por meio dos seus representantes no Conselho Nacional de Previdência complementar está promovendo um golpe contra os Participantes e Assistidos de fundos de pensão. De surpresa apresentaram e aprovaram uma alteração na Resolução 007/2002 que trata da governança das Entidades. Pela proposta, que só falta ser publicada no Diário Oficial, em dois anos não haverá mais diretores eleitos em Entidades como a CASANPREV.

braulio anapar
Antônio Bráulio de Carvalho, presidente da ANAPAR.

O novo texto da Resolução 007, segundo o presidente da ANAPAR – Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão, Antônio Bráulio de Carvalho, prevê que os dirigentes passem a ser profissionais do mercado sem nenhum vínculo com a categoria que mantém o fundo de pensão. “É uma intervenção estatal numa relação privada o que estão fazendo, reclama Bráulio.

Competência

“O argumento que eles usam é o mais rasteiro, que seria a capacidade dos dirigentes. O sistema de previdência complementar tem mais de 40 anos e sempre foi bem gerido por diretores que, além da capacidade técnica, têm representatividade”, argumenta o presidente da ANAPAR. Parece óbvio que a proposta é retirar o poder e o controle dos Participantes dos Fundos e repassar aos operadores do mercado que não terão o mesmo grau de cobrança e compromisso dos diretores vinculados aos empregados e as próprias Patrocinadoras das Entidades Fechadas de Previdência Complementar.  

A Associação espera a publicação da ata da reunião do CNPC para tomar medidas jurídicas contra a intervenção. “A escolha dos membros da Diretoria Executiva por processo seletivo, acabando com a possibilidade de os Participantes elegerem diretores, contraria a Lei Complementar 108/2001, que regula o sistema de previdência complementar”, garante a ANAPAR.

Plenária

Prometendo resistência nos campos políticos e jurídicos, a ANAPAR realizará no dia 05 de fevereiro, em Brasília, uma Plenária para tratar exclusivamente de um plano de lutas contra esta intervenção.

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas