INSS reajusta aposentadorias e pensões em 3,43%

Aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS receberão valores reajustados a partir da folha de janeiro, que será paga entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro. O reajuste foi publicado nesta quarta-feira (16) no Diário Oficial da União.

Quem ganha acima de um salário mínimo, de 998 reais em 2019, terá reajuste de 3,43% neste ano. O teto passa de 5.645,80 reais para 5.839,45 reais.

Quem ganha o piso nacional terá reajuste maior, de 4,61%, pois o salário mínimo passou de 954 reais para 998 reais. Pela lei, aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensão por morte pagas pelo INSS não podem ser inferiores a um salário mínimo. O índice usado para reajustar os benefícios acima do salário mínimo é o INPC acumulado em 2018, divulgado na última sexta-feira (11) pelo IBGE.

Calendário de pagamento de 2019
As datas de pagamento variam conforme o valor a ser recebido e o número final do benefício, sem considerar o dígito.

Primeiro, recebem as pessoas que ganham até um salário mínimo. Quem ganha mais do que o piso nacional recebe em datas diferentes. Quando o dia do pagamento cai em um feriado, o depósito é feito no dia útil seguinte.

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas