Primeira palestra de 2013 é sucesso em Florianópolis

A sala de eventos do Majestic Palace Hotel, em Florianópolis/SC, ficou lotada para a primeira palestra de 2013 realizada pelo programa A Escolha Certa, no dia 16 de abril. Com o tema “O impacto da redução das taxas de juros na aposentaria”, a apresentação trouxe como palestrantes o CEO da BNP Paribas Asset Management, Marcelo Guifrida, e o Diretor de Produtos e Comercial da BNP Paribas Asset Management, Luiz Sorje.
Marcelo Guifrida falou sobre os aspectos econômicos brasileiros e internacionais que afetam os investimentos no país. Ressaltou que não devemos nos preocupar com a hiperinflação, como aconteceu na década de 1980, mas que no passado era mais fácil conseguir resultados em renda fixa. “Precisamos diversificar os investimentos e por isso acredito que ações de educação financeira e previdenciária, como o programa A Escolha Certa, são o caminho”, diz.
Luiz Sorje comentou sobre os efeitos de um mundo cada vez mais dinâmico e conectado. “O conhecimento agora está ao alcance de todos, portanto os participantes dos planos, que são os investidores, têm as informações necessárias para decidir seus objetivos e em que fase da vida deve arriscar mais ou menos nos investimentos. Além de ser importante planejar a previdência complementar, também é preciso pensar nos outros aspectos, como o planejamento tributário”, explica.
Para que a redução da meta atuarial não afete os planos de previdência complementar, o Diretor de Produtos e Comercial falou sobre três possíveis soluções. A primeira é aumentar o risco dos investimentos, a segunda abrir mão da liquidez imediata, fazendo investimentos de longo prazo e, por fim, como último recurso aumentar a contribuição, tanto do participante quando do patrocinador.
No fim do evento, os participantes puderam fazer perguntas e 10 guarda-chuvas do programa A Escolha Certa foram sorteados. Em seguida, foi servido um coquetel aos presentes.
As palestras também foram ministradas em Jaraguá do Sul/SC, no dia 17 de abril, e Curitiba/PR, no dia 24. O programa A Escolha Certa é uma iniciativa das 13 entidades que compõem a Associação Catarinense das Entidades de Previdência Complementar – ASCPrev.
Confira a galeria de fotos: http://www.ascprev.com.br/index.php?cmd=eventos&id=8
Assessoria ASCPrev

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas