Segundo módulo do curso integrado traz interação com o público

 

Interação com a turma foi o destaque do segundo módulo do curso integrado para associadas realizado pela Associação Catarinense das Entidades de Previdência Complementar – ASCPrev – em 2013. A palestrante Karen Tressino, que é atuária formada pela UFRGS, trouxe o tema “Prática Atuarial II”, com muitos exemplos e usou a experiência dos próprios participantes em suas entidades para explicar o assunto.
Karen começou explicando que a Prática Atuarial é basicamente o trabalho de cálculo de risco, levando em conta o tempo e o dinheiro. “Em nossa área, podemos perceber como é importante não procrastinar a entrada no plano de previdência, pois o dinheiro parado não rende”, define a palestrante.
A professora falou sobre a importância do cálculo atuarial nos planos de benefícios, e como são realizados os relatórios para a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc. A atuária também explicou como são calculados os custos administrativos dos planos e de que forma o valor pode ser cobrado dos participantes e patrocinadoras.
Para exemplificar o impacto da mudança das metas atuariais nos planos de benefícios, ela usou dados da própria turma criando um plano fictício. Na simulação, a atuária também demonstrou como é o impacto pelo aumento da expectativa de vida. “Com todas essas mudanças é muito bom ver que os participantes dos planos estão adquirindo mais educação financeira e previdenciária. Eles estão sabendo da importância da contribuição para atingir seus objetivos no futuro”, ressalta Karen. As aulas tiveram carga horária de oito horas e aconteceram nos dias 22 e 23 de abril, ano auditório da Fusesc em Florianópolis/SC.
Veja a galeria de fotos do evento: http://www.ascprev.com.br/index.php?cmd=eventos&id=11
Assessoria ASCPrev
More from Quorum Comunicação

Metade da comida produzida pelo mundo vai parar no lixo1

Cerca de metade da comida produzida no mundo todos os anos vai...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *