Segundo módulo do curso integrado traz interação com o público

 

Interação com a turma foi o destaque do segundo módulo do curso integrado para associadas realizado pela Associação Catarinense das Entidades de Previdência Complementar – ASCPrev – em 2013. A palestrante Karen Tressino, que é atuária formada pela UFRGS, trouxe o tema “Prática Atuarial II”, com muitos exemplos e usou a experiência dos próprios participantes em suas entidades para explicar o assunto.
Karen começou explicando que a Prática Atuarial é basicamente o trabalho de cálculo de risco, levando em conta o tempo e o dinheiro. “Em nossa área, podemos perceber como é importante não procrastinar a entrada no plano de previdência, pois o dinheiro parado não rende”, define a palestrante.
A professora falou sobre a importância do cálculo atuarial nos planos de benefícios, e como são realizados os relatórios para a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc. A atuária também explicou como são calculados os custos administrativos dos planos e de que forma o valor pode ser cobrado dos participantes e patrocinadoras.
Para exemplificar o impacto da mudança das metas atuariais nos planos de benefícios, ela usou dados da própria turma criando um plano fictício. Na simulação, a atuária também demonstrou como é o impacto pelo aumento da expectativa de vida. “Com todas essas mudanças é muito bom ver que os participantes dos planos estão adquirindo mais educação financeira e previdenciária. Eles estão sabendo da importância da contribuição para atingir seus objetivos no futuro”, ressalta Karen. As aulas tiveram carga horária de oito horas e aconteceram nos dias 22 e 23 de abril, ano auditório da Fusesc em Florianópolis/SC.
Veja a galeria de fotos do evento: http://www.ascprev.com.br/index.php?cmd=eventos&id=11
Assessoria ASCPrev

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas