7 mudanças para fazer no orçamento nos próximos meses

Ainda que janeiro esteja perto do fim, ainda dá tempo para reavaliar as contas e gastos e planejar as finanças para o restante do ano. O site LearnVest listou algumas mudanças e o portal InfoMoney ouviu o especialista Reinaldo Domingos para saber quais alterações devem ser feitas no orçamento para alcançar objetivos financeiros e não deixar necessidades, como investir em aposentadoria, de lado. Confira:
1- Aposentadoria: aumente suas contribuições para uma futura aposentadoria, para garantir que você tenha uma boa quantia quando precisar. O educador financeiro e presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos, recomenda analisar o quanto se ganha e por quanto tempo se pretende manter o padrão de vida atual para escolher o melhor plano de previdência. Para os que ainda não são participantes, o Plano CASANPREV é uma excelente alternativa de investimento em qualidade de vida.
2- Plano de Saúde: caso você não tenha um, considere contratar uma operadora de plano de saúde, pois dessa forma é possível economizar em despesas médicas. Domingos lembra que os gastos com a saúde aumentam junto com a idade, por isso vale procurar um plano que caiba no bolso e atenda às necessidades do usuário.
3- Economia: procure guardar uma quantidade de dinheiro todos os meses. “O importante é criar o hábito de guardar dinheiro”, explica o educador, e de preferência que não seja o que sobra do mês, pois dessa forma dificilmente irá sobrar. Domingo recomenda que separe o valor desejado assim que você receber o salário, evitando com que a quantia faça parte das contas do mês.
4- Emergência: tenha sempre um dinheiro extra para emergências, de preferência uma quantia equivalente a seis meses da renda atual. Se for possível, estenda o valor para até 12 meses de salário, aconselha o educador.
5- Gastos: reveja as contas do ano anterior e identifique quais foram os maiores gastos. No entanto, o especialista sugere identificar todos as contas. “Os pequenos gastos são os mais importantes para manter um orçamento saudável”, explica, pois é onde as pessoas costumam se descontrolar na economia.
6- Cortes: avalie se existe a possibilidade de reduzir ou cortar gastos. Prefira cortar os gastos em excesso, de acordo com o educador, em média, uma família utiliza do orçamento 26% com gastos em excesso por mês.
7- Descontos: verifique se você se qualifica para receber algum tipo de desconto para empregados do seu trabalho, do seguro, associados de algum grupo e até sites de descontos. “É interessante buscar novos caminhos para economizar, porém é preciso tomar cuidado para não comprar o que não precisa”, afirma.

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas