Novas regras reduzem ganho, mas poupança ainda mantém atração1

Recentemente a alteração realizada pelo governo do critério da remuneração da caderneta de poupança completou seis meses. Após as alterações, a caderneta que antes remunerava mensalmente 0,5% mais a taxa TR (Taxa Referencial), desde maio deste ano quando chegou ao patamar de 8,5% ao ano, passou a remunerar 70% da taxa Selic (taxa básica de juros) mais TR.

Quando anunciada pelo governo a novidade foi acompanhada de um discurso sobre a necessidade dos bancos diminuírem suas taxas de administração dos fundos, para que estes fossem mais atraentes que a poupança, que teve sua remuneração diminuída. No entanto, seis meses depois da mudança resolvemos fazer um levantamento para ver se a tentativa do governo teve sucesso ou se novamente serviu para diminuir o rendimento dos pequenos poupadores e manter a remuneração dos bancos.

Segundo o levantamento realizado pela Associação Proteste, de 464 fundos de investimento considerados conservadores (DI, Curto prazo e Renda Fixa) direcionados para o público em geral, somente 41 abaixaram a taxa de administração, ou seja, aproximadamente 8,8%. Sete fundos com essas mesmas características aumentaram suas taxas de administração. Destes 464 fundos, 83 baixaram os valores das aplicações mínimas, tornando-se mais acessíveis, porém como até o momento muitos poucos baixaram as taxas de administração os fundos ainda permanecem pouco atraentes.

Com as quedas sucessivas da taxa Selic, fundos conservadores com taxas de administração acima de 0,5% já correm sérios riscos de renderem menos do que a poupança, principalmente para o curtíssimo prazo que pagam alíquotas de imposto de renda maiores.

Ao longo desses seis meses da nova regra a caderneta de poupança acumulou uma rentabilidade de 2,85%, enquanto se ainda vigorasse a regra antiga o retorno subiria para 3,11%. Ou seja, uma aplicação de mil reais na poupança por este período rendeu R$ 28,47, enquanto se ainda vigorasse a regra antiga o rendimento subiria para R$ 31,13. A princípio esta diferença parece pequena, mas aumenta significativamente se for considerado um período maior.

Associação Proteste

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas