Governo lança novo pacote de medidas para estimular economia

 

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (27) que vai investir R$ 6,6 bilhões em compras adicionais neste ano para estimular a economia. Ao todo, o governo gastará 8,4 bilhões de reais, priorizando as áreas de saúde, educação e defesa. Além disso,  a taxa de juros de longo prazo do BNDES, que hoje está em 6%, será reduzida para 5,5%.

Com os novos gastos, o orçamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) ultrapassará os R$ 50 bilhões neste ano, fazendo deste o maior PAC da história, segundo o ministro.

Na educação, 8.570 ônibus serão adquiridos para o programa Caminhos da Escola. Também será adquirido mobiliário escolar. O projeto também prevê a aquisição de equipamentos, como retoescavadeiras e motoniveladoras, para melhorar estradas e ajudar o escoamento de produção de municípios.

Na área da defesa, serão adquiridos blindados Guaranis para o Ministério da Defesa e, na área de saúde, serão adquiridas mais de 2 mil ambulâncias e mil furgões odontomóveis para o SUS (Sistema Único de Saúde). Será dada preferência para o produto brasileiro nas compras da saúde.

O último boletim Focus do Banco Central, que mostra as expectativas do mercado, apontou para um crescimento de apenas 2,18% do PIB nesse ano, abaixo do desempenho de 2011, quando o PIB aumentou 2,7%. Foi a sétima redução da expectativa do mercado.

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas