Quem deixa a CASAN não perde a contribuição à Fundação

0
1320

Quem tem plano de previdência complementar na CASAPREV não fica com seu dinheiro preso ou bloqueado. Há várias circunstâncias em que você pode movimentar seus recursos e até sacá-los. Estas possibilidades ou direitos dos participantes são tecnicamente chamados de Institutos.

A pergunta mais recorrente diz respeito ao que acontece quando um participante que ainda não recebe benefício de aposentadoria sai da CASAN. Neste caso há vários institutos que podem ser acionados.

Um dos mais interessantes é a Portabilidade. Com ele o participante pode levar a sua reserva para outra entidade fechada ou até para um plano privado, tipo PGBL. Só precisa estar vinculado ao plano há pelo menos 36 meses. Os recursos portados não podem ser sacados, só podem reverter em benefícios.

Se o participante deixa a CASAN e não quer levar sua reserva para outro plano, ele pode acionar o instituto do Resgate. Neste caso pode-se sacar as contribuições do participante destinadas à Renda Mensal Básica além do saldo das subcontas CAV e VPEAP-PROG ou VPEAPC-REG.

 Uma outra possibilidade interessante é o Benefício Proporcional  Diferido (BPD). Neste caso, o participante cessa as contribuições e fica esperando até se aposentar pelo INSS e, então, passar a receber benefício proporcional à sua reserva. Claro que neste tempo de espera os recursos continuam rendendo com os investimentos da Fundação. Também é necessário ter pelo menos 36 meses de participação na CASANPREV.

PARA SABER MAIS SOBRE O PLANO CASANPREV, CONSULTE A NOSSA CARTILHA EXPLICATIVA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui