Suicídio é um tema tabu. Mas é um problema real e grande. Em todo o mundo uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundo. E o Brasil é o oitavo país em números absolutos de suicídios.
Pelo quarto ano consecutivo a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM organiza a nível nacional a Campanha Setembro Amarelo. O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante o ano todo.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, quase um milhão de pessoas morrem por suicídio anualmente, o equivalente a uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, de acordo com os números do Sistema de Informações de Mortalidade – SIM do Ministério da Saúde, ocorrem, em média, 32 mortes por suicídio/dia. Diversos estudos apontam que aproximadamente 100% das mortes por suicídio estão associadas a um transtorno psiquiátrico. Visando contribuir para a redução desses números alarmantes, a campanha Setembro Amarelo busca conscientizar a população acerca da importância da identificação e tratamento corretos das doenças mentais, o que traria um impacto direto na redução das mortes por suicídio.
Falar sobre suicídio de maneira responsável e com base em informações corretas ajuda na sua prevenção. Pensando nisso, a ABP e o Conselho Federal de Medicina – CFM lançaram duas cartilhas com orientações acerca do tema: “Comportamento suicida: conhecer para prevenir”, um manual dirigido a profissionais da imprensa; e “Suicídio: informando para prevenir”, voltada aos profissionais da área de saúde.
A proposta da campanha é prevenir a ocorrência e conscientizar a população no sentido de romper preconceitos e encarar o tema na perspectiva da redução de ocorrência de atentados contra a vida.
O laço amarelo é o grande símbolo da campanha que, pela sua relevância, foi colocado junto à marca da CASANPREV na abertura deste site.
Veja abaixo o vídeo oficial da campanha.