O Conselho Deliberativo da Casanprev propôs uma mudança estatutária extinguindo o cargo de Diretor Administrativo-Financeiro. Desta forma, a Diretoria da Fundação passará a ter um Diretor Presidente e um Diretor de Seguridade sendo que as atribuições do cargo de Diretor Administrativo-Financeiro serão distribuídas entre entre as duas diretorias.
Outra mudança proposta é em relação ao processo de escolha do Diretor Presidente que atualmente é indicado pela Patrocinadora e a partir da aprovação da proposta, passará a ser eleito pelos participantes. A Patrocinadora continua indicando membros para os Conselhos.
A modificação tem razões operacionais e financeiras. “Somos uma Entidade pequena, com as alterações aprovadas ganhamos em agilidade e fazemos uma economia importante dos recursos da Casanprev”, destaca o atual Diretor Administrativo-Financeiro Adir de Oliveira, que acumula o cargo de Diretor Presidente por indicação da Patrocinadora. Para ele o novo formato é coerente com a maturidade que a Casanprev atingiu em termos de governança corporativa, com relacionamento estável com a Patrocinadora.
O Diretor de Seguridade Fernando Barros acredita que a Entidade deu um passo a frente. “Agora toda a nossa Diretoria será eleita diretamente, o que reforça a representatividade e a visão democrática sobre a qual a Casanprev foi criada, é um amadurecimento que conta com a sensibilidade da empresa”, salientou Barros.
A alteração estatutária já se encontra em tramitação na Câmara Técnica da Secretaria Nacional de Previdência Complementar.
Para ver o quadro comparativo com as alterações no estatuto clique AQUI.