Governança da CASANPREV assegura transparência e resultados positivos

O histórico de bons resultados, representatividade e transparência dos 12 anos de história da CASANPREV tem um segredo: a sua governança. A estrutura jurídica consolidada no Estatuto foi pensada para ser democrática, t

ransparente e participativa. Os frutos aparecem em uma entidade fortalecida, enxuta, dinâmica e muito eficiente.

O órgão máximo da entidade é o Conselho Deliberativo, que tem metade dos seus membros eleitos diretamente pelos participantes e outra parte indicada pela empresa patrocinadora, a CASAN. A mesma fórmula se aplica ao Conselho Fiscal. Os Conselheiros têm mandatos de 4 anos, mas os processos eleitorais ocorrem a cada dois anos, sempre para metade das vagas do órgão. Um mecanismo que garante uma oxigenação constante.

Já a Diretoria Executiva, composta de apenas dois membros é eleita diretamente pelos participantes. O Diretor Presidente acumula a função da gestão financeira e o Diretor de Seguridade ocupa-se com as questões administrativas e previdenciárias. O mandato é de quatro anos.

Interferência

Esta estrutura de governança preserva e protege a Fundação de interferências políticas e garante que os interesses dos participantes sejam sempre prioritários. Conselheiros e diretores eleitos asseguram que haja frequente prestação de contas aos participantes-eleitores.

Esta característica de governança é importante não apenas na CASANPREV mas em todo o sistema de previdência complementar fechada, que precisa ter foco na aposentadoria dos participantes. Na previdência aberta, a gestão é feita para gerar lucro para os bancos e seguradoras que fazem a gestão e não com o objetivo de fortalecer os benefícios previdenciários.

Fiscalização

Além da estrutura democrática do Estatuto, entidades como a CASANPREV estão submetidas a permanente fiscalização de órgãos do governo. A PREVIC – Superintendência de Previdência Complementar do Ministério da Economia exerce uma vigilância permanente com auditorias, diligências e demanda permanente de documentos e relatórios.

Em caso de atuação dissonante com as regras da PREVIC (e nem falamos em irregularidades!) os Diretores e Conselheiros são responsabilizados pessoalmente, inclusive com comprometimento de bens pessoais.

A regulação da previdências complementar fechada é, sem dúvida, muito mais rigorosa do que a aberta.

Preparação

Outra característica das entidades de previdências complementar fechadas, como a CASANPREV, é que seus conselheiros e diretores precisam ser habilitados e certificados por órgãos que atestam conhecimento não só de previdência como de mercado financeiro, garantido a capacidade técnica das equipes.

Em outras palavras o profissionalismo nas entidades fechadas é um pressuposto, o que não significa que são “profissionais do mercado”, mas profissionais capacitados para gerir entidades deste modelo focado no interesse coletivo dos participantes.

Os diretores e conselheiros da CASANPREV estão em permanente processo de formação e qualificação, participando de cursos e seminários que aprofundam o conhecimento. Além disso a equipe, entrosada, acumula experiência com as características específicas da CASANPREV que demanda um perfil de investimentos, por exemplo, alinhado com o perfil do conjunto de participantes. Entram aí o conhecimento histórico sobre a própria empresa e as particularidades sociais do grupo.

A equipe da CASANPREV tem demonstrado responsabilidade e conhecimento para gerir fundos em condições econômicas e financeiras instáveis e muito complexas cujos resultados têm um significado de extrema importância para vida das pessoas na fase de aposentadoria.

Participação

Não por acaso a CASANPREV constantemente promove reuniões e eventos em que convida os participantes a tomarem conhecimento do andamento da gestão. Inclusive online, como tem sido nestes tempos de pandemia. Trata-se de um compromisso de gestão, de uma cultura organizacional e do desejo de uma entidade democrática e representativa.

Manter estes valores e esta estrutura é uma forma de manter a entidade segura e focada na sua função primordial que é construir um futuro seguro para os trabalhadores da CASAN e uma aposentadoria tranquila.

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas