Relatório aponta viabilidade de Caixa de Assistência que pode incluir aposentados em plano de saúde

No dia 2 de outubro (sexta-feira) a Diretoria da CASAN recebeu o Relatório da Comissão Paritária que analisou desde outubro de 2018 a viabilidade econômica e financeira para criação de uma Caixa de Assistência para gerir um plano de saúde para trabalhadores da CASAN, incluindo os aposentados.

A Comissão foi formada por membros indicados pela Empresa, pelo SINTAEMA e pela Intersindical. A CASANPREV participou de forma indireta, pois seu Diretor Presidente, Adir de Oliveira, atuou como representante do Sindicato dos Técnicos em uma das vagas da Intersindical.

Adir Oliveira, Roberta Mass dos Anjos (Casan) e Heitor Ungaretti (presidente da Comissão)

O Relatório aponta para a viabilidade da criação da Caixa que poderia operar um plano de saúde no regime de pós pagamento e incluir trabalhadores da ativa e aposentados.

“A sinalização do relatório é muito importante especialmente para nossos aposentados que perdem direito ao plano de saúde quando deixam a ativa”, avalia Adir Oliveira. Mas ele adverte que o Relatório é apenas um primeiro passo de um caminho longo até consolidar efetivamente a nova entidade de autogestão em saúde.

Autogestão

A Diretoria da CASAN vai avaliar o Relatório e, possivelmente, iniciar os procedimentos legais para constituição da Caixa.

O modelo de entidade que está em vista é conhecido como autogestão em saúde. Funciona como uma associação civil sem fins lucrativos, pessoa jurídica de direito privado, que tem como base os seus associados. A participação da Empresa de dá por meio de acordos e convênios em que ela assuma parte dos custos.

Comissão

A Comissão Paritária trabalhou desde outubro de 2018, foi coordenada por Heitor Ungaretti e composta ainda pelos representantes da CASAN Fabílola Hwung, Graziela Alessandra Pisa e Neri Moreira de Souza. Representaram a Intersindical Adir de Oliveira e Fernando Carvalho Figueiredo. Jucélio Paladini e Eduardo Vitorino representaram o Sintaema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Relatório aponta viabilidade de Caixa de Assistência que pode incluir aposentados em plano de saúde”