CASANPREV mantém investimentos seguros para enfrentar a crise

Imagem: Freepick

Mesmo com mercado financeiro oscilando e “nervoso” por conta da pandemia de Covid-19, a CASANPREV mantém seus ativos seguros e a saúde financeira em dia. Em março houve impacto na fatia dos investimentos que estão em renda variável (bolsa de valores), mas abril já mostra melhor estabilidade. No início da abril o Conselho Deliberativo resolveu alocar R$ 18 milhões adquirindo um novo tipo de  papel a NPDGE – Novo Depósito a Prazo com Garantia Especial, lançado pelo Banco Central do Brasil sendo uma alternativa de crédito com uma garantia de até 20 milhões pelo FGC (Fundo Garantidor de Credito), garantido pelo governo federal.
A CASANPREV tem cerca de 17% de seus investimentos em renda variável, a fatia mais exposta às oscilações. A equipe técnica monitora permanentemente o mercado para que todas as decisões sejam tomadas com foco na perspectiva de longo prazo, e sempre orientada pelas necessidades previdenciárias.

A solidez financeira da Fundação permite que o calendário de pagamento seja mantido rigorosamente e, ainda, estabelecer regras mais favoráveis aos Participantes no Programa de Empréstimos.

reuniao online
Equipe em reunião online trata do dia a dia da Fundação

Cenário depressivo

A paralisação das principais economias do mundo por conta da pandemia já fizeram o FMI – Fundo Monetário Internacional prever uma retração de 3% na economia mundial em 2020. O Banco Mundial projeta para o Brasil uma um encolhimento do PIB – Produto Interno Bruto de cerca de 5%. Mais que recessão, uma depressão econômica.

Claro que falamos de um cenário econômico gravíssimo.

Para os fundos de pensão, as entidades previdenciárias semelhantes à CASANPREV, a maior ameaça é a queda das bolsas de valores. No caso do Brasil e BOVESPA recentemente chegou a cair 40% num período de 30 dias. Situação dramática para quem tem fatias expressivas de seus investimentos nesta modalidade.
No caso da CASANPREV a maior parte dos investimentos, cerca de 80%, estão em renda fixa. Embora não seja totalmente garantidos, estes papéis são bem mais protegidos das oscilações.

Até aqui a CASANPREV está bem e segue fazendo um monitoramento criterioso e profissional do mercado. Mas o horizonte é de incertezas e é preciso ter tranquilidade para enfrentá-las.

 

VEJA VÍDEO DO BANCO MUNDIAL
SOBRE A CRISE ECONÔMICA/COVID-19

 

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas