Campanha de vacinação contra Influenza é antecipada em Santa Catarina

514

A campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1) começa no dia 25 de abril, em todo o Estado, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Serão 1,7 milhão de doses da vacina disponíveis nos postos de saúde em todos os municípios catarinenses, de acordo com o Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2016. No dia 30 de abril acontece o dia “D” de mobilização nacional para intensificação da vacinação para todos os grupos. A ação se mantém até o dia 20 de maio.
As vacinas estarão disponíveis nas unidades de saúde com sala de vacinação. “Geralmente são Postos de Saúde encontrados nos bairros, dependendo da cidade”, explicou a gerente de imunização da Dive, Vanessa Vieira da Silva.
Vanessa destaca a importância em levar documentos para o posto de saúde a exemplo de caderneta de vacinação e identidade. “No caso de pessoas como comorbidade, precisa levar também um documento que comprove o tipo de sua doença, o que pode ser uma declaração médica ou um receituário de uso de medicação específica. Para o trabalhador de saúde o documento necessário é a caderneta profissional”.

vacinacao_contra_influenza_20160331_1610395222
Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e os funcionários do sistema prisional.
Em entrevista, a gerente de imunização esclarece algumas dúvidas:
1 – A pessoa fica imunizada na hora ou leva algum tempo?
A vacina leva de 15 a 20 dias para ajudar o organismo a desenvolver a imunidade. Só depois desse prazo que a pessoa ficará protegida.
2 – Qual a diferença entre as gripes A e B?
A influenza B é a mais comum, a exemplo daquela gripe que temos no dia a dia. Já a Influenza A pode ocorrer por dois subtipos H1N1 e H3N2. Os dois tem um potencial de desenvolver complicações muito maiores que a Influenza B.
3 – Como sabemos se a pessoa está com o vírus?
É difícil identificar a diferença na sintomatologia, pois são muito parecidas. A H1N1 não é como uma gripe que se trata em casa e se aparecer os primeiros sintomas como dor de garganta com tosse, coriza, febre e dor no corpo, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde.
4 – Qual o tratamento mais adequado?
A pessoa que apresenta os sintomas precisa procurar uma unidade de saúde. O médico vai avaliar a necessidade de iniciar o tratamento com o tamiflu (um antiviral). Usando esse medicamento nas primeiras 48 horas após o sintoma pode evitar complicações.
5 – Como a pessoa deve fazer para se prevenir?
São duas medidas bem básicas: lavar as mãos várias vezes ao dia e a etiqueta da tosse que é usar um lenço para cobrir a boca ou usar o antebraço no momento do espirro ou tosse.
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas