V Encontro de Previdência da Região Sul debateu tendências e responsabilidade com o futuro

416A ASCPrev – Associação Catarinense de Entidades de Previdência Complementar realizou nos dias 28 e 29, em Florianópolis, o V Encontro de Previdência Complementar da Região Sul. Com cerca de 360 participantes de SC, RS e PR, o evento aconteceu na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina. A Casanprev esteve representada no evento.
Nos dois dias de debates foram tratados diversos pontos dentro do tema “Gestão de Previdência: a responsabilidade com o futuro”. Sem dispensar abordagens motivacionais, o Encontro foi aberto pela palestra do professor de filosofia Clóvis de Barros Filho que falou sobre “A vida que vale a pena ser vivida”. Experiências bem sucedidas como o Programa Escolha Certa, de educação financeira e previdenciária foram apresentadas em painel. Carolina Pereira Simões, assessora de comunicação da Fusesc, foi a responsável pela apresentação.
O presidente da ABRAPP – Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar, José Ribeiro Pena Neto, abriu os trabalhos temáticos abordando “Desafios na gestão e o futuro da previdência pública e complementar”. O tema foi complementado com um seminário com mais duas palestras de Eni Aragão Duarte e José Edson da Cunha Júnior.
A necessidade dos fundos de pensão estabelecerem uma conexão efetiva com as novas gerações de trabalhadores foi a tônica da palestra “Comunicação e relacionamento da era digital”, proferida por Alexandre Diogo, que enfatizou a necessidade de utilização de uma nova linguagem para promover a educação previdenciária e conquistar novas adesões aos planos de aposentadoria.
O segundo dia do Encontro foi aberto pelo cientista político Rafael Cortez, que fez uma avaliação do cenário político eleitoral e suas repercussões no setor previdenciário.Na mesma direção o economista Renato Meirelles avaliou o “cenário macroeconômico”.  O consultor Adacir Reis tratou do cenário da previdência no mundo.
“Motivação e sentido da vida” foi a palestra de encerramento, com José Luiz Tejon.

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas