Guia prático para agendamento de atendimento no INSS

Apesar de ainda ser um processo com um razoável nível de complexidade, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem buscando, especialmente nos últimos anos, facilitar acesso às informações e agilizar os procedimentos necessários para requerer o benefício.

Para dar entrada ao seu pedido de aposentadoria, você pode agendar o atendimento com dia e hora marcada em qualquer Agência da Previdência Social – observando as vagas disponíveis – por meio do telefone 135 ou diretamente na internet.
Ao ligar para o 135, o beneficiário deve ter em mãos:
1) O número de inscrição junto à Previdência Social ou PIS/PASEP;
2) Documentos pessoais (RG, CPF); e
3) O número do telefone celular ou fixo, e o nome da pessoa de contato (se for o caso).
Ao ligar para o 135, você também poderá se informar da documentação necessária para a solicitação do seu Benefício de Aposentadoria do INSS.
O serviço de atendimento por telefone está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Telefone fixo: Ligação gratuita.
Telefone público: Ligação gratuita.
Telefone celular: Custo de ligação local.
Para o agendamento eletrônico de atendimento você deve acessar o site www.inss.gov.br
Se a sua opção for o agendamento eletrônico, tenha em mãos:
1) O número de Identificação do Trabalhador – NIT ou PIS/PASEP;
2) O número do telefone celular ou fixo, o nome da pessoa de contato (se for o caso), e nome e NIT do procurador, caso o tenha;
3) CEP da sua residência, para verificação da agência INSS mais próxima do seu endereço.
No agendamento eletrônico de atendimento, você também poderá conferir a documentação necessária para requerer o benefício pretendido.

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