“Semiaposentadoria” já é realidade para os brasileiros, diz pesquisa

Ao se aproximar da aposentadoria muitos buscam a redução das horas de trabalho, mas querem continuar ativos e sendo remunerados. O fenômeno, chamado de “semiaposentadoria” já é realidade entre os brasileiros, segundo revela a pesquisa “O futuro da aposentadoria: vida após o trabalho”, realizada pelo HSBC.
De acordo com o levantamento, que ouviu 16 mil pessoas em 15 países (incluindo o Brasil), 29% dos brasileiros entre 55 e 64 anos já estão semi-aposentados e 50% das pessoas de 25 a 34 anos esperam seguir o mesmo caminho no futuro. “Ao parar de trabalhar na sexta-feira não significa que na segunda-feira você não terá mais a sua experiência e vitalidade. Assim, cada vez mais brasileiros já buscam uma nova ocupação para continuarem na ativa”, diz o diretor do HSBC Brasil, Alfredo Lalia.
Motivações
Ainda conforme o estudo, as principais motivações da semi-aposentadoria são as seguintes: “eu gosto de trabalhar para continuar com alguma posição”, com 43% das indicações, “eu gostaria de continuar ativo/ manter o cérebro ativo”, 41%, e “eu gostaria de ter uma transição fácil para a minha aposentadoria”, 29%.
Apesar de não estar entre os motivos citados que mais levam à semi-aposentadoria, a necessidade de complementar a renda talvez seja uma explicação. Isso porque a pesquisa aponta que para a maioria dos entrevistados, a renda não só na aposentadoria, como é menor do que esperavam.
No Brasil, apenas 35% ganham o quanto esperavam e 5% ganham mais que o planejado. “A semiaposentadoria, apesar de já ser realidade no país, também esconde, em parte, o pensamento do brasileiro de que ainda espera poupar e enfrentar a aposentadoria como os pais fizeram no passado”, explica Lalia.
Infomoney

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile