Conferência debate a situação da Seguridade Social nas Américas

Debater a situação dos sistemas de Seguridade Social nas Américas e propor uma agenda hemisférica com vistas a 2030 é o objetivo da XXVIII Assembleia Geral da Conferência Interamericana de Seguridade Social, aberta nesta quarta-feira (24), na Cidade do México.

O secretário de Previdência, Marcelo Caetano, representa o Brasil no evento que reúne especialistas em Seguridade e Previdência Social dos países da América e Caribe. Para ele, esta será uma oportunidade de interação e de estreitar laços de cooperação para a troca de experiências na área.

“O intercâmbio é sempre muito positivo. Não que um país possa servir de paradigma para os demais, mas é sempre possível, com a permuta de informações, fortalecer as boas práticas. A experiência brasileira pode servir de exemplo para outros países e vice-versa”, comentou Caetano antes de viajar para o México.

O secretário de Previdência, que participa da primeira mesa temática e tratará da situação da Seguridade Social brasileira comparando-a com os demais países da América, lembrou que cada país define a política para o setor de acordo com a sua própria realidade: “Não há um modelo em particular a ser seguido, tudo é reflexo de circunstâncias técnicas, políticas e sociais que variam de acordo com a realidade e o contexto de cada um. Mas é sempre possível observar o que tem sido alcançado em melhorias, eficiência, redução de custos e ampliação da cobertura social”.

Além de Marcelo Caetano, integram a delegação brasileira o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais da Secretaria de Previdência, Eduardo Basso; e o diretor do Departamento do Regime Geral de Previdência Social, Emanuel de Araújo Dantas, que, na ocasião, concorrerá à vaga de diretor geral do Centro Interamericano de Estudos de Seguridade Social (CIESS), organização acadêmica que tem a finalidade de fortalecer as instituições de Seguridade Social nas Américas por meio de capacitação, pesquisas e intercâmbio.

Sobre a CISS – A Conferência Interamericana de Seguridade Social (CISS) é um organismo internacional, técnico e especializado de caráter permanente, fundado em 1942, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da Seguridade Social nos países da América e Caribe. A CISS conta com a participação de mais de 70 instituições de 36 nações.

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas