4 mitos da aposentadoria que valem a pena ser repensados

“Aposentadoria não é o que costumava ser. Nós precisamos nos reinventar e desfazer-se de algumas crenças convencionais sobre este período”, disse o psicólogo, Ken Dychtwald, mais conhecido como o “Guru do envelhecimento da América”. Em entrevista ao site da revista norte-americana Forbes, Dychtwald ainda mostra os quatro mitos sobre a aposentadoria que devem ser repensados. Confira os mitos em matéria do site Infomoney:
Um plano de vida linear
“Costumava ser simples. Você é educado, tem um trabalho e uma família, se aposenta e, em seguida, espera tranquilamente o final de sua vida”, diz a publicação. Aposentadorias futuras, no entanto, serão assimétricas. É possível, por exemplo, encontrar uma carreira aos 70 anos. Segundo Dychtwald, o grupo que mais cresce no mercado de trabalho norte-americano tem sido de pessoas acima de 55 anos. “Talvez, as fantasias dos anos 90 eram apenas um sonho”.
A definição de aposentadoria
O que você pretende fazer quando se aposentar? Será que se aposentar significa nunca mais trabalhar? Dychtwald fez um levantamento sobre o que as pessoas gostariam de fazer quando se aposentassem. Apenas 29% disseram que nunca mais queriam trabalhar novamente e cerca de 39% pensam em trabalhar em tempo parcial. Mais de 29% gostariam de combinar trabalho e lazer e 8% ainda querem trabalhar em tempo integral.
Pensamento de retirada
A maioria dos aposentados pensa na aposentadoria como um sinal para o “desaparecimento social”. Os aposentados do futuro, pelo contrário, não terão essa escolha e deverão se envolver com a sociedade, a família e a vocação profissional. Este momento não significa um apenas “descanso da vida”, mas também tempo para se relacionar, continuar aprendendo e construir um legado.
Estado provedor
Ser idoso não significa mais viver pouco tempo. Com os avanços da medicina, muitos países já registraram aumentos relevantes na população idosa – tendência também presente no Brasil. Para acompanhar esse ritmo, os países aumentam cada vez mais os anos trabalhados para as pessoas se aposentarem.
Segundo Dychtwald, quem quiser se aposentar no futuro mantendo o atual padrão de vida, deve se planejar. É preciso levar em consideração cuidados com a saúde, segurança e planejamento de vida mais flexível. “A combinação da estratégia com as novas fontes de renda serão necessárioas”, descreve Dychtwald.
Infomoney

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas