Brasileiro está entre os mais preocupados com situação financeira na aposentadoria

Diferente do senso comum, que difunde uma imagem de alienação da população brasileira, pesquisa realizada em 15 países mostra  os brasileiros entre os povos mais preocupados com a situação financeira após a aposentadoria. De acordo com o levantamento, no Brasil, 90% da população pensa na situação financeira na aposentadoria, número oito pontos percentuais maior do que a média apurada considerando todas as nações pesquisadas, de 82%.

A Coreia do Sul foi o país com o maior número de pessoas preocupadas com a situação financeira na aposentadoria, com 95% dos entrevistados demonstrando tal sentimento. Na outra ponta, aparece o Reino Unido, onde apenas 65% da população se diz preocupada com a aposentadoria, conforme é possível observar na tabela a seguir:

Preocupação com aposentadoria
País Percentual
Fonte: Accenture
Coreia do Sul 95%
México 92%
Rússia 92%
Espanha 91%
Brasil 90%
Japão 90%
China 87%
Polônia 87%
Itália 84%
Índia 84%
França 80%
EUA 70%
Austrália 69%
Alemanha 66%
Reino Unido 65%

Poupança
Quanto à poupança para o futuro, apenas 13% dos brasileiros consideram suficientes os recursos poupados até o momento para viver bem depois que deixar de trabalhar. Neste sentido, a média global é de 16%, sendo que 60% dos entrevistados nos 15 países acreditam precisar guardar mais para viver no futuro.

No geral, 89% das pessoas dizem que é importante ou muito importante investir para ter uma situação financeira confortável na aposentadoria, entretanto, 53% do total dos entrevistados acreditam não ter informações suficientes para planejar as finanças para tal período. Uma das principais preocupações, citada por 67% dos entrevistados, é o fato de não saber quanto deve poupar mensalmente para ter uma renda razoável no futuro.

No Brasil, 94% das pessoas dizem que é importante ou muito importante poupar, 60% relata não ter conhecimento suficiente sobre o assunto e 64% aponta não saber quanto poupar por mês.

Infomoney

Assuntos semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas